É POSSÍVEL FAZER CÓCEGAS EM SI MESMO?


É possível fazer cócegas em si mesmo?
Cócegas são processos neurológicos que colocam o corpo humano em estado de defesa mediante algum tipo de estímulo recebido. Segundo cientistas, tal mecanismo é uma forma de defesa natural que o homem adquiriu ao longo do tempo. Quer um exemplo? Se um inseto peçonhento passasse por nossos pés, sentiríamos os estímulos das cócegas e ficaríamos atentos ao perigo. Ok, mas por que alguém não consegue fazer cócegas em si mesmo?
Simples. Sabemos que as cócegas são reações de “alerta” mediante algum estímulo desconhecido. O que acontece é que, quando tentamos fazer cócegas em nós mesmos, nosso cérebro já está ciente dos movimentos e dos estímulos que iremos fazer, cancelando a resposta de defesa aos mesmos, ou seja, as cócegas. É por isso que não sentimos nada nesta condição.
Falando de uma forma mais específica, o cerebelo produz a previsão exata do movimento e imediatamente transmite tais informações ao córtex somatossensorial, parte do cérebro responsável pela sensação do tato, com o intuito de neutralizá-lo: algo do tipo “pode relaxar, que esse movimento aí não oferece risco algum”
.

Postar um comentário

0 Comentários